Representantes de 10 municípios e do setor privado participam de capacitação em Licitações Públicas

Nesta segunda-feira (18) e terça-feira (19) o Grupo INNOVA promoveu a Capacitação em “Licitações Públicas e Formação de Pregoeiros com ênfase no Pregão Eletrônico”. O evento realizado em Picos reuniu representações de diversos municípios da Grande Região: Santana do Piauí, São Julião-PI, João Costa-PI, Dom Expedito Lopes-PI, Conceição do Canindé-PI, Francisco Santos-PI, Sussuapara,  entre outros, além de empresários que representam o setor privado.

A capacitação foi ministrada pelo Auditor Federal de Controle Externo do Tribunal de Contas da União (TCU), Prof. Evaldo Ramos. O palestrante além de possuir vasto currículo e experiência na temática, realiza palestras em todo o país referentes a processos licitatórios.

Em se tratando do conteúdo programático, foram apresentados cinco módulos entre aspectos teóricos e práticos. São eles: I- Aspectos gerais do Pregão Eletrônico e introdução ao Decreto nº 10.024/2019; II- Fase interna e externa segundo o Decreto nº 10.024/2019; III- Vantagens às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte e Sistema de Registro de Preços; IV- Pregão Para Registro De Preços; V- Oficina Prática. Ao longo da explanação,  os participantes também realizaram intervenções.

O pregoeiro do município de São Luís do Piauí, Pedro Júnior, mencionou que a capacitação é necessária pela discussão atual que trata – Pregão Eletrônico.

“É um momento muito especial em virtude das obrigações do Governo Federal em termos de exigências para se adequar a esta nova modalidade. Até então, para nosso município, para nossa região é novo, pois não temos muitas práticas ainda nesse procedimento. Com as exigências que vem tendo desde 2020 com o Pregão Eletrônico, essa palestra, essa capacitação, esses dois de treinamento foi de muita importância, enriquecimento da nossa classe, seja do setor público ou do privado.

Pedro Júnior

O empreendedor e proprietário da Eco Resíduos, Arnon Bernardes, também participou da capacitação e disse ter agregado os conhecimentos compartilhados.

“ É um evento de grande valia, visto que o Pregão Eletrônico é a nova realidade. Nos próximos dois anos vamos ter que se atualizar, pois os pregões presenciais praticamente não vão mais existir. Aqui em Picos não tínhamos evento dessa natureza, resumindo é um evento grande para a cidade de Picos. Quando acontecerem os próximos vou procurar se atualizar, muito bom o curso”, elenca o empreendedor Arnon Bernardes.

Arnon Bernardes

O pregoeiro do município de João Costa-PI, Daniel José Santana Araújo, que percorreu mais de 191 km para participar da capacitação, avaliou de forma positiva a capacitação.

“A capacitação foi de suma importância porque vemos que o Pregão Eletrônico é uma tendência atual. O curso foi muito bom porque nos trouxe uma bagagem muito boa, um aprendizado enorme. Saímos do curso satisfeitos com tudo que foi apresentado para a gente”, frisou.

Daniel Araújo

O Auditor Federal de Controle Externo do TCU e palestrante, Evaldo Ramos, enfatizou que a capacitação foi bastante produtiva graças à dedicação dos participantes. O mesmo agradeceu ao Grupo INNOVA pela oportunidade de colaborar com a região.

“Eu saio daqui extremamente satisfeito com o resultado que obtivemos aqui durante estes dois dias intensos, de uma participação que me impressionou muito. Houve um interesse tanto dos alunos que representaram a Administração Pública, tanto dos que representavam o setor privado, fornecedores. Fizemos diversas simulações de Pregão Eletrônico, tanto em aspectos teóricos como momentos práticos através de simulações do Governo Federal. Foi uma honra participar desse projeto realizado pela empresa INNOVA Consultoria, esperamos que em breve possamos repeti-lo”, destacou o professor Evaldo Ramos.

Evaldo Ramos

A sócia-proprietária do Grupo INNOVA e que tem larga experiência em processos licitatórios, Zenaide Leal, agradeceu o público pela participação e ressaltou que o evento superou as expectativas.

“Agradeço imensamente ao professor Evaldo Ramos pela valorosa colaboração, um palestrante com vasta experiência e que foi essencial para o sucesso do evento. A capacitação superou nossas expectativas, os participantes interagiram, fizeram do nosso evento um grande sucesso”, pontuou a sócia-proprietária.

Zenaide Leal

Zenaide Leal ainda acrescentou que diante da eminência do lançamento de uma nova Lei sobre Licitações Públicas, um novo treinamento poderá ser realizado no segundo semestre de 2021.

O evento foi realizado seguindo os protocolos em saúde, bem como foram disponibilizados insumos para prevenção da Covid-19. Aos participantes foi entregue certificação.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *