Prefeitura de Itainópolis promove audiência pública para discutir Planos de Saneamento Básico e de Resíduos Sólidos

Na manhã desta segunda-feira (02) o munícipio de Itainópolis sediou a audiência pública que teve como temática – a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSB) e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento foi realizado no auditório da Unidade Escolar Álvaro Rodrigues e contou com a representação das secretarias municipais, vereadores, membros da sociedade civil organizada e da comunidade local.

A audiência pública é a etapa inicial de construção dos Planos em que a população é sensibilizada e convocada a opinar e propor melhorias partindo dos seguintes eixos: manejo dos resíduos sólidos, abastecimento hídrico, esgotamento sanitário e drenagem da água das chuvas.

Formação da mesa de honra

Na ocasião, foram apresentadas as particularidades de cada Plano pela assessora técnica e engenheira sanitarista/ambiental, Catiane Eulina de Oliveira Lima.

Engenheira Catiane Lima

O prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, abriu os trabalhos da audiência destacando a relevância dos Planos para a promoção da saúde pública e preservação do meio ambiente. O gestor ainda frisou que a comunidade é peça chave no processo de elaboração do PMSB e PMGIRS e por essa razão devem participar de forma ativa.

“É um começo das discussões sobre os Planos. É importante que a sociedade participe e aqui tivemos uma representatividade expressiva para discutir estes temas que são atuais. Costumamos colocar a culpa nos outros, mas a responsabilidade é de todos”, disse o prefeito.

Prefeito Paulo Lopes

A professora, Eliana Maria Nunes da Luz, avaliou o evento como positivo e reforçou a necessidade de ações que viabilizem avanços para o setor.

“Eu achei a proposta desta audiência ótima porque Itainópolis já estava pedindo. Nossa cidade é pequena e precisamos de um saneamento básico e agora é a hora de conquistarmos isso. A população precisa fazer sua parte para que possamos ter mais avanços”, afirmou a professora.

O agricultor, Francisco de Sousa Silva, enfatizou que para a elaboração e execução dos Planos é preciso coletividade e que governo-povo se empenhem na construção de uma Itainópolis mais limpa para os munícipes.

“Eu gostei bastante da audiência. Nós precisamos nos organizar para um futuro melhor para toda a sociedade. É preciso que as pessoas também entendam que nós vivemos em grupos e que devemos viver em harmonia”, pontuou.

Participação popular

A participação popular é o propósito da audiência pública. Em Itainópolis, o público participante teve espaço aberto para apresentar as deficiências na limpeza urbana e rural do município, bem como propor melhorias. Diante dos questionamentos, a gestão municipal e a assessoria técnica prestaram os devidos esclarecimentos.

O processo de elaboração do PMSB e do PMGIRS é uma ação da Prefeitura Municipal em conformidade à exigência das Leis Federais nº 11.445/2007 e nº 12.305/2010. Durante todo o processo, o município conta com a assessoria técnica da NERAR Engenharia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *