Gestores em Educação têm até 31 de julho para registrarem dados do Censo Escolar 2019

Gestores em Educação têm até 31 de julho para registrarem dados do Censo Escolar 2019. O período de coleta de dados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi iniciado em 29 de maio. As instituições deverão informar os dados da matrícula inicial. A presente etapa do Censo Escolar tem foco nas informações sobre escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

O registro de dados do Censo Escolar 2019 deverá ser feito por todas as escolas brasileiras, públicas e privadas, da educação básica e da educação profissional, exclusivamente pela internet, no Sistema Educacenso.

Novidades

Para aprimorar o processo de coleta, o Inep implantou algumas novidades nesta edição, como o “formulário do gestor escolar”. O novo protocolo coleta dados sobre a formação acadêmica do dirigente escolar, os critérios de acesso ao cargo, o tipo de vínculo com a instituição de ensino, entre outros. O formulário da escola também passou por adequações, a fim de garantir uma coleta de dados mais específica e completa.

O Censo Escolar da Educação Básica é uma pesquisa estatística realizada anualmente pelo Inep, por meio da Diretoria de Estatísticas Educacionais (Deed). O levantamento é realizado com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação, e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país.

De abrangência nacional, o Censo Escolar coleta dados sobre as condições de oferta e atendimento do sistema educacional brasileiro, em duas etapas: matrícula inicial e situação do aluno. Os resultados da pesquisa subsidiam a operacionalização de importantes políticas públicas, programas governamentais e ações do Ministério da Educação.

CLIQUE AQUI PARA REGISTRAR DADOS DO CENSO!

FONTE: INEP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *